Fratura do Escafóide
- Danilo Maia
- 29 de jan. de 2024
- 1 min de leitura

O escafóide é um osso localizado abaixo da base do polegar e está sujeito a forças de impacto e trauma, sendo assim, um dos ossos mais fraturados do punho.
Homens jovens são a população mais exposta a esse tipo de lesão, resultante de traumas de motocicleta e prática de esportes de impacto.
O escafóide apresenta uma particularidade. Seu suprimento sanguíneo é mais afetado, se comparado a outos ossos do corpo, quando sofre algum impacto. E isto leva à maior dificuldade quanto à sua consolidação.
É comum que fraturas de escafóide passem desapercebidas nas primeiras radiografias, pois podem apresentar imagens sem desvios, fato que dificulta sua interpretação. Outros exames podem ajudar no diagnóstico, como: Tomografia ou Ressonância Magnética.
Após algum tempo do trauma, mesmo realizando um tratamento adequado , o osso pode criar uma cicatriz fibrosa e o paciente pode permanecer por anos assintomático. Após um novo trauma na mesma área do punho, os sintomas podem retornar devido a ruptura dessa cicatriz fibrosa do passado. Assim, o osso já apresenta graves alterações, tornando o tratamento ainda mais complexo - chamamos essa patologia de Pseudoartrose do Escafóide.
Portanto, lembre-se: 🔔
- Traumas no punho devem ser sempre avaliados imediatamente por um Ortopedista e se possível Cirurgião de Mão. ⠀
- O tratamento, mesmo quando adequado, pode ter resultados insatisfatórios devido a dificuldade de suprimento sanguíneo nesta região óssea . Sendo esta fratura considerada, ainda hoje, um grande desafio.
-Dependendo da forma, a fratura poderá ser tratada de forma conservadora, com imobilização, ou cirurgicamente.
Dr. Danilo Maia 👨🏻⚕️Médico Ortopedista RQE 72052⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🤚🏻Especialista em Cirurgia da Mão e Microcirurgia RQE 84896⠀⠀⠀⠀⠀
CRM-SP: 170.236 / Fonte: Green Hand Surgery
Comments